Páginas


quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Festival de artes de Teresópolis

Ideias pulando de um neurônio pro outro: falar de momentos tão intensos como estão sendo os das últimas semanas, quando ainda estranho o "blogger"...vou tentar!
Vamos na ordem cronológica: de 11 a 16 de setembro, um festival incrível invadiu amorosa e artisticamente Teresópolis. Produzida pela Água Grande (Nelson Freitas) em parceria com a secretaria de cultura, com curadoria e mediação de Júlio Diniz e patrocínio da CEG,  tivemos de tudo nesses dias - encontros com a arte e o pensamento de Moraes Moreira, Fátima Guedes, Bia Bedran e a harpista Cristina Braga; oficinas com Ferreira Gullar, Lúcia Fidalgo, Deneir e Domi Jr e A. Cássia; contação de histórias com Benita Prieto, Lúcia Fidalgo, Baú que Conta e Canta e com esta que vos escreve; apresentações de vários grupos de teatro de Teresópolis. 
Tive a felicidade de subir ao palco para falar sobre "infância com criatividade tem mais perspectivas" com Lúcia Fidalgo e Júlio Diniz, num bate-bola muito divertido sobre nossas infâncias de meninas leitoras que favoreceram nossas vidas adultas de escritoras.
Mas de tudo de bom que ficou do Festival, o que mais me comove é lembrar da praça do Alto tomada de gente por todos os lados, pessoas em busca de arte, diversão, entretenimento e conhecimento. 
Debate com Lúcia Fidalgo, mediação de Júlio Diniz
Lúcia Fidalgo na oficina de contação de histórias: O MENINO QUE TINHA MEDO DE ERRAR
Júlio Diniz e Moraes Moreira: impecáveis

Eu mesma contando O MENINO QUE TINHA MEDO DE ERRAR para a plateia 
Emocionada com Ferreira Gullar: o poeta


Com as amigas Benita Prieto, Bia Bedran e Lúcia Fidalgo: tricô de quem ama ler e contar histórias

Eu sou dessas criaturas que acredita que a arte salva. Salva uma pessoa, salva uma família, uma cidade, um país, o mundo. Salva o universo. 

terça-feira, 4 de setembro de 2012

O MENINO no Rio - lançamento na FNAC-Barra

Pois é...Pedro segue sua caminhada para conhecer novos amigos e no sábado 25 de agosto foi na livraria FNAC do Barra Shopping. Desta vez, eu mesma contei a história para uma porção de crianças (e adultos!) que queriam conhecê-lo e ainda tive a presença ilustre de outras autoras - Laura Bergallo (que escreveu a 4ª capa do livro em versos lindos), Dag Bandeira, Joana Cabral, Nina Krivochein (amo muito essa garotinha escritora e resenhadora). Foi tão bom, tão divertido, tão gratificante! Este menino está me levando por caminhos de felicidade, através da sua história. E cada vez que uma criança diz, ao ouvir a história: "eu tenho um amigo igualzinho ao Pedro" ou "eu sou assim, desse jeito mesmo" tenho a certeza de que é necessário levar Pedro para conhecer mais e mais crianças ( e adultos também!). O perfeccionismo é um entrave muito sério, que atravanca a vida e quanto mais cedo aprendermos a combatê-lo, tão mais felizes seremos. Como diz a fada para Pedro, com sua voz macia: agora você já sabe que medo de errar é bobagem e não combina com alegria. Alguém há de discordar com essa Fada das crianças que têm medo de errar? 
Com a queridíssima Laura Bergallo
Crianças e adultos, livros e contação da história: felicidade!
Com Joana Cabral, Nina Krivochein e Dag Bandeira
Pedro, agora você já sabe que medo de errar é bobagem e não combina com alegria!


Logo mais, estaremos (eu e os bonecos) em Teresópolis (cidade natal de Pedro, O MENINO QUE TINHA MEDO DE ERRAR) contando a história para mais uma porção de crianças (e adultos, venham também!) no último dia do Festival de Artes de Teresópolis, que acontecerá de 11 a 16-9 na Praça do Alto (aquela famosa da Feirinha de Teresópolis). Darei notícias aqui!

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Lançamento do livro O MENINO QUE TINHA MEDO DE ERRAR na FNAC da Paulista

Em São Paulo, foi no dia 11 de agosto.
No Rio, será em 25 de agosto.



O que esperava em São Paulo? Reencontrar velhos amigos, ver uma contação primorosa do Fabio Lisboa (claro!), estar com minha companheira de sonhos, Camila Carrossine,  que ilustrou com tanto amor o livro? Teve isso tudo, teve muito mais...amigos desde os tempos de ensino fundamental até os dos tempos da universidade, outros que chegaram  depois, com a Fundação das Artes de São Caetano, outros, cariocas que moram em São Paulo, outros que eu não conhecia mas queriam conhecer Pedro, como a atriz mirim Bruna Carvalho e um novo amigo, tão especial...Gabriel.
Xará do meu filho mais velho, a quem também dedico o livro, este tem 12 anos. Vive em Guaianazes, periferia de São Paulo. Vende stickers para ajudar a mãe e pagar a escola de balé. É isso mesmo. Entrou na FNAC-Paulista, interagiu o tempo todo durante a contação usando linguajar pouco usual para um menino dessa idade. Depois, abriu espacate, tirou fotos, ganhou o livro, muito carinho e palavras de incentivo. Foi o bonus track do lançamento. Não vou esquecer desse 11 de agosto nunca mais nesta vida.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

O MENINO QUE TINHA MEDO DE ERRAR: lançamento em 11-8 na Pauliceia

Está chegando o dia!
Rufem os tambores que vivem dentro do meu peito!
O que é reencontrar os amigos de infância, adolescência e juventude após anos de distância? Apenas física, é certo - mas são anos sem contato físico...sou alguém que carece desse contato: amo cafuné, afago, abraço, beijo, até aperto de mão serve se for de coração. E levando um fruto da alma, completando o ciclo plantar árvore-fazer filho-escrever livro.
Foi em São Paulo que descobri o mundo, este mundão de meu Deus. Dores e amores, ou amores e dores - neste caso, a ordem dos fatores em nada altera o resultado, pois o que hoje é dor amanhã se torna amor e vice-versa. Tempos de antiga ortografia, de antigas moedas, de tardes no Vale do Anhangabaú só observando os que seriam meus futuros personagens, compondo textos de dores e amores, juntos ou separados.
E lá vai menino Pedro dando a mão para a menina Andrea, subindo descendo ladeira no trólebus, com seus imponentes e improváveis chifres elétricos, saindo do centrão de São Paulo, lá tem a Praça da Sé, lá tem a Praça da República e seus artesanatos no domingo, lá tem gente que não acaba nunca e prédios tão altos para quem tem oito anos: tudo é grande e alto demais.
Estou contando os minutos para chegar sábado, 11 de agosto de 2012, lá na avenida Paulista, onde outrora casarões caíram e alguém grafitou a frase de Caetano, que tão bem a cantou: "da força da grana que ergue e destrói coisas belas".
Pedro, O MENINO QUE TINHA MEDO DE ERRAR vai sem medo atrás do seu destino de menino que quer falar com meninos e meninas de todas as idades e contar, com a voz macia do grande e adorável Fabio Lisboa, craque em storytelling, que medo de errar é bobagem e não combina com alegria.
Sábado 11/8, às 15h, na FNAC-Paulista (Av. Paulista, 901 - fone: 2123-2000)
Até lá!


quarta-feira, 25 de julho de 2012

Dia do escritor no Brasil

Uns posts atrás, falei sobre o dia do escritor argentino. Hoje é o dia do escritor no Brasil, país onde vivo desde meus sete anos. Vim para estas terras já alfabetizada - na qualidade de filha única até os seis anos de idade, ler era uma alternativa bem interessante à solidão e ao tédio de ser criança num mundo de adultos. E eram adultos que amavam os livros, portanto, na minha percepção infantil, se eu os amasse (os livros), também por eles seria amada (os adultos que amavam os livros). Simples ou complexo? Observação demasiadamente matemática? Não sei...só sei que eles - os livros e os adultos que liam - exerciam um fascínio tão grande sobre mim! Ainda sou a menina que lê e agora, a mulher que se permite escrever e desejar ter seus textos lidos por outras meninas e outros meninos. Escrever demanda coragem, amor, entrega, dedicação, persistência, perseverança. E produz toneladas de felicidade a quem o faz! Feliz dia do escritor!!!

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Niterói, FLIP, Petrópolis...


Em decorrência do ritmo frenético das últimas semanas, ficou difícil postar novidades aqui...emendei 3º Salão da Leitura de Niterói com FLIP com lançamento na Nobel de Petrópolis e Itaipava, ufa! Mas juro que não devolvo nenhum desses minutos intensamente vividos. Os eventos literários, para mim, são oásis de boas vibrações, oportunidades em que sempre - invariavelmente, sempre - acabo conhecendo gente bacana, inteligente, amorosa, criativa; reencontro amigos e faço novos. Costumo dizer que uma criança que lê, será um homem livre. E pessoas que amam a literatura infantil têm ao alcance uma pequenina amostra do paraíso que o gigante Jorge Luis Borges (que cá ouso parafrasear), desconfiou ao dizer: "sempre acreditei que o Paraíso seria uma espécie de biblioteca"; eu acredito que seja sim, mas lotada de crianças devorando com seus olhos ávidos todos os livros que estiverem a seu alcance!.
No 3º Salão da Leitura de Niterói, contando minhas histórias para um mar de crianças, dividindo o palco com a  portuguesa Margarida Botelho e Adriana Maciel mediando nossa conversa
Para os que gostam do Facebook, abri página O MENINO QUE TINHA MEDO DE ERRAR em  https://www.facebook.com/omeninoquetinhamedodeerrar e já existe há tempos a página do livro  A ESCOLA QUE EU QUERO PRA MIM em https://www.facebook.com/pages/A-ESCOLA-QUE-EU-QUERO-PRA-MIM/253189551368030.
Tietando a "diva" Angela Lago, generosidade em forma de gente.
Contando O MENINO QUE TINHA MEDO DE ERRAR na  ONG ITEMA de Corumbê, Paraty
Na livraria da OFF FLIP
Com um dos meus grandes ídolos, Zuenir Ventura, na tenda dos autores da FLIP

Com João Carrascoza e seus Amores Mínimos (que são o máximo!), na FLIP-2012.

Entregando A ESCOLA QUE EU QUERO PRA MIM para Flora, diretora  da Escola  da Mangueira de Paraty
Com a turma de leitores da Nobel de Petrópolis, seus pais e Alaide Guedes, mediadora de leitura e contadora de histórias

segunda-feira, 2 de julho de 2012






Dias frenéticos estes últimos e os próximos serão também! O 3º Salão da Leitura de Niterói foi maravilhoso,  participar desse evento, uma dádiva - rever amigos amados, conhecer novas pessoas e ir somando almas nessa caixinha de amor que é a literatura infantil e juvenil.