Páginas


quarta-feira, 25 de julho de 2012

Dia do escritor no Brasil

Uns posts atrás, falei sobre o dia do escritor argentino. Hoje é o dia do escritor no Brasil, país onde vivo desde meus sete anos. Vim para estas terras já alfabetizada - na qualidade de filha única até os seis anos de idade, ler era uma alternativa bem interessante à solidão e ao tédio de ser criança num mundo de adultos. E eram adultos que amavam os livros, portanto, na minha percepção infantil, se eu os amasse (os livros), também por eles seria amada (os adultos que amavam os livros). Simples ou complexo? Observação demasiadamente matemática? Não sei...só sei que eles - os livros e os adultos que liam - exerciam um fascínio tão grande sobre mim! Ainda sou a menina que lê e agora, a mulher que se permite escrever e desejar ter seus textos lidos por outras meninas e outros meninos. Escrever demanda coragem, amor, entrega, dedicação, persistência, perseverança. E produz toneladas de felicidade a quem o faz! Feliz dia do escritor!!!

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Niterói, FLIP, Petrópolis...


Em decorrência do ritmo frenético das últimas semanas, ficou difícil postar novidades aqui...emendei 3º Salão da Leitura de Niterói com FLIP com lançamento na Nobel de Petrópolis e Itaipava, ufa! Mas juro que não devolvo nenhum desses minutos intensamente vividos. Os eventos literários, para mim, são oásis de boas vibrações, oportunidades em que sempre - invariavelmente, sempre - acabo conhecendo gente bacana, inteligente, amorosa, criativa; reencontro amigos e faço novos. Costumo dizer que uma criança que lê, será um homem livre. E pessoas que amam a literatura infantil têm ao alcance uma pequenina amostra do paraíso que o gigante Jorge Luis Borges (que cá ouso parafrasear), desconfiou ao dizer: "sempre acreditei que o Paraíso seria uma espécie de biblioteca"; eu acredito que seja sim, mas lotada de crianças devorando com seus olhos ávidos todos os livros que estiverem a seu alcance!.
No 3º Salão da Leitura de Niterói, contando minhas histórias para um mar de crianças, dividindo o palco com a  portuguesa Margarida Botelho e Adriana Maciel mediando nossa conversa
Para os que gostam do Facebook, abri página O MENINO QUE TINHA MEDO DE ERRAR em  https://www.facebook.com/omeninoquetinhamedodeerrar e já existe há tempos a página do livro  A ESCOLA QUE EU QUERO PRA MIM em https://www.facebook.com/pages/A-ESCOLA-QUE-EU-QUERO-PRA-MIM/253189551368030.
Tietando a "diva" Angela Lago, generosidade em forma de gente.
Contando O MENINO QUE TINHA MEDO DE ERRAR na  ONG ITEMA de Corumbê, Paraty
Na livraria da OFF FLIP
Com um dos meus grandes ídolos, Zuenir Ventura, na tenda dos autores da FLIP

Com João Carrascoza e seus Amores Mínimos (que são o máximo!), na FLIP-2012.

Entregando A ESCOLA QUE EU QUERO PRA MIM para Flora, diretora  da Escola  da Mangueira de Paraty
Com a turma de leitores da Nobel de Petrópolis, seus pais e Alaide Guedes, mediadora de leitura e contadora de histórias

segunda-feira, 2 de julho de 2012






Dias frenéticos estes últimos e os próximos serão também! O 3º Salão da Leitura de Niterói foi maravilhoso,  participar desse evento, uma dádiva - rever amigos amados, conhecer novas pessoas e ir somando almas nessa caixinha de amor que é a literatura infantil e juvenil.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Trocando ideias, informações e livros com Luciana Justiniani Hees

Já esquentando os tamborins para minha participação no 3º Salão da Leitura de Niterói, na próxima 6ª feira 29 de junho, eis que recebo uma mensagem pelo facebook: Andrea, tem uma ilustradora aqui em Teresópolis que mora em Moçambique e está de passagem, visitando a família. Falei de você e ela quer te conhecer. Tão logo recebi o recado, liguei para o celular que me foi informado e combinamos de nos encontrar hoje. Ah, que delícia de encontro aqui em casa - da série "surpresas que chegam não se sabe de onde", que estão ficando cada vez mais frequentes na minha vida: Luciana Justiniani Hees, que faz ilustrações muito belas e sensíveis...trocamos conhecimentos, ideias e, claro! livros. Lá vão A ESCOLA QUE EU QUERO PRA MIM e O MENINO QUE TINHA MEDO DE ERRAR passear na África. E eu, ficarei por aqui, me deliciando com os presentes que Luciana deixou: Quando a escrava Esperança Garcia escreveu uma carta (texto de Sonia Rosa); Erinlé o caçador e outros contos africanos e O papagaio que não gostava de mentiras e outras fábulas africanas (textos de Adilson Martins).

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Alicia Steimberg, escritora e prima

Acabo de receber a notícia: ontem, 16 de junho, morreu Alicia Steimberg. Prima em primeiro grau da minha mãe, escritora reconhecida e premiada na Argentina, escreveu MÚSICOS Y RELOJEROS, seu primeiro livro publicado cujo tema é exatamente...nossa família (ou seja, a da minha mãe). Desde que comecei a escrever literatura, desejo traduzir Alicia para o português. Pretendia visitá-la este ano, em Buenos Aires. Estivemos juntas no aniversário de 90 anos do meu avô, seu tio preferido - apelidado nesse livro como "Clark Gable", orgulho eterno do meu vovô Jack, o que contava histórias, declamava poemas, dançava tango. Foi-se assim, tomando chá com as amigas. Adiós, Alicia. Te dejo un beso grande!

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Dia do escritor argentino

Hoje se comemora na Argentina - meu país de origem - o dia do escritor, homenagem ao poeta  Leopoldo Lugones que criou a "Sociedad Argentina de Escritores" em 1928 . Meu tio Hector me escreveu logo cedo, parabenizando-me pela data e ressalvando: embora não seja o dia do escritor no Brasil, etc. Tio Hector, leitor voraz desde sempre, é criatura singular. Todos nós, crianças de outrora que com ele convivemos, sabemos de cor e salteado suas improváveis, quase inverossímeis histórias hilariantes - coisas que, definitivamente, só acontecem com ele. Dentro desta família de leitores vorazes e histórias improváveis e hilariantes é que busco a inspiração para muitas histórias e muitas risadas literárias.
Tio Hector em foto manipulada digitalmente

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Cadê a Química? Aqui está!







Cadê a química? Ora, bem aí, na nossa cara, todos os dias! Essa dupla impagável -Jujuba Cantador e Ana Nogueira juntou minha família e meus 2 mundos - a química e as histórias infantis - num espetáculo engraçadíssimo e de muita qualidade técnica chamado CADÊ A QUÍMICA? uma visita teatralizada na Casa da Ciência da UFRJ com canções que ensinam a química do dia a dia com frases como esta: "me diz vovó, o que é H2 O; são duas moléculas de hidrogênio e de oxigênio meu netinho, é uma só". Ciência lúdica, educação através da arte, da literatura: eu acredito, eu apoio!Seria tão bom se as aulas de matemática e química pudessem acontecer na cozinha... para a maioria das pessoas é o melhor lugar da casa. Ciência, arte, brincadeiras, prazeres compartilhados - por que não? Até quando continuaremos a compartimentalizar os assuntos da vida e do conhecimento?